Revisão de nomenclaturas em Estudos de Usuários: do consulente ao interagente

Autores

  • Alex Lourenço Universidade de São Paulo
  • Luma Almeida Universidade de São Paulo

Resumo

Em vista da pergunta “quem são os atuais usuários da informação e comochamá-los nos espaços de biblioteca”, conduzimos este trabalho através de uma revisãobibliográfica. Feita num contexto pandêmico em que as bibliotecas e outros espaços depesquisa estão fechados, a pesquisa foi desenvolvida a partir de leituras achadas em fontesonline de pesquisa, como Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência daInformação, Google Acadêmico, Portal de Busca Integrada da Universidade de São Paulo eScielo. Pela pesquisa, achamos a predominância de quatro termos para denominar os“utilizadores” da biblioteca (consulente, leitor, usuário e integrante). Concluímos que ostermos estão presentes na história da biblioteca de acordo com o que se pensava desta; coma “evolução” desse dispositivo informacional, seu público também mudou de nome, emconcordância para uma maior participação advinda dos processos de mediação cultural presentes na biblioteca.

Biografia do Autor

Alex Lourenço, Universidade de São Paulo

Graduando em Biblioteconomia pela Escola de Comunicaçõese Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Formado noTécnico de Biblioteconomia pelo Centro Paula Souza (2018). Atualmente é estagiário do Instituto Pedra, além disso  trabalhou na Biblioteca Central da Faculdade de Direito da USP.

Luma Almeida, Universidade de São Paulo

Graduanda de Biblioteconomia na Escola de Comunicações e Artesda Universidade de São Paulo. Formada no curso Técnico deBiblioteconomia pelo Centro Paula Souza em 2017. Atualmente éauxiliar de biblioteca em um escritório de advocacia e bolsista doprojeto da Biblioteca Digital de Produções Artísticas da ECA-USP.

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Seção de Estudos de Usuário da Informação - uX User Experience