Os centros de informação face à comunicação virtual: análise da importância da interação da biblioteca da Escola de Comunicação e Artes nas mídias sociais

Autores

  • Lígia Arcanjo Santos Universidade de São Paulo
  • Júlia Dupim Hosino Universidade de São Paulo
  • Natalia Gabriel da Silva Universidade de São Paulo

Resumo

Em uma sociedade considerada informacional, a presença de centros culturais de informação como bibliotecas em mídias digitais são de suma importância para preservar o contato da instituição com seus usuários, por meio de fontes de disseminação da informação virtuais. Atentando-se a esse novo panorama social, este artigo tem como objetivo avaliar a análise da eficácia de uso de redes sociais na Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes, através de um estudo de usuários realizado por meio de um questionário online. Mediante esta pesquisa, que obteve um total de 181 respostas individuais, foi possível realizar um estudo que permitiu a visualização da posição dos usuários em relação às mídias sociais utilizadas pela Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes, de modo a determinar a importância da presença do centro cultural nesses meios. Em uma análise quantitativa, 76,3% dos entrevistados, de diversos cursos da Escola de Comunicações e Artes, acreditaram ser mais fácil acompanhar as informações da biblioteca por meio de mídias sociais, enquanto 68,5% dos alunos alegaram que a participação da instituição no mesmo meio digital é de suma importância para a disseminação da informação. Os resultados apontam para a necessidade cada vez maior da presença da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes no ambiente virtual, de modo a incentivar difundir conteúdo e estimular a colaboração interativa com os usuários, que são as peças-chave para a existência de qualquer biblioteca.

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Seção de Estudos de Usuário da Informação - uX User Experience