Experiência de usuários em chatbots ativistas: Estudo de caso do projeto U-Report Brasil

Autores

  • Juliane dos Santos Rodrigues Cruz Universidade de São Paulo

Resumo

Observando o crescimento nos últimos anos do uso de chatbotssoftwares interativos que simulam conversações, o presente estudo investiga a experiência de usuários do chatbot desenvolvido pelo projeto U-Report Brasil, programa global do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) implementado no Brasil pela organização da sociedade civil Viração Educomunicação. O projeto atua sob o objetivo de construir um espaço para a prática cidadã de adolescentes e jovens no meio digital, tendo como missão levantar dados sobre as diferentes realidades e coletar opiniões sobre assuntos que impactam suas vidas a fim de influenciar na criação de ações, projetos e políticas públicas voltadas para esse grupo social. O projeto promove suas atividades através de um chatbot e enfrenta dificuldades específicas para engajar usuários a participar. Por esse motivo, este estudo investiga as contribuições que a área de UX Design pode realizar para otimizar o funcionamento desse tipo de plataforma. A metodologia escolhida nesta pesquisa exploratória consiste na realização do estudo de caso do projeto através de um questionário quantitativo com usuários através da própria plataforma; o qual revela que a maior parte dos usuários ativos têm uma experiência positiva com o robô e indica questões a solucionar. Conclui-se que os conhecimentos em UX Design são necessários para o bom desenvolvimento de chatbots, sobretudo os que podem ser classificados como ativistas, pois estes demandam a construção de vínculo entre robô e usuário para que este sinta-se motivado a utilizar a plataforma como espaço para a prática cidadã.

Biografia do Autor

Juliane dos Santos Rodrigues Cruz, Universidade de São Paulo

Escola de Comunicações e Artes (USP)

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Seção de Estudos de Usuário da Informação - uX User Experience