A relação das marginálias com usuários de ciências humanas e exatas
Palavras-chave:
Anotações manuscritas, Biblioteca acadêmica, Estudos de usuário, Marginália, Marginália na academiaResumo
Introdução. Este trabalho pretende observar as diferenças na visão sobre marginálias entre os usuários da biblioteca da Escola de Comunicações e Artes e os da biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, ambos da Universidade de São Paulo. Marginálias são um assunto controverso dentro da academia, por um lado elas podem ajudar alguns alunos, por outro elas diminuem a vida útil dos livros além de atrapalhar e influenciar os usuários.
Método. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados, bem como foram realizadas entrevistas e um questionário com 15 perguntas para coleta de dados.
Análise. Obtivemos 31 respostas para análise qualitativa e cada questão foi trabalhada individualmente, os resultados confirmam a contradição em torno das anotações - desde para construção de conhecimento até como prejuízo ao patrimônio público.
Resultados. Somada à análise de bibliografia e aos resultados obtidos na pesquisa, o presente trabalho confirma apenas a temática inicial, ou seja, as Ciências Exatas de fato se beneficiam mais das marginálias que as Ciências Humanas.
Conclusão. Todos que aprovam as marginálias, os fazem por acreditar em seus benefícios para a formação de conhecimento de toda a comunidade e se faz necessária a criação ou utilização de outras formas de produção dessas anotações.