Ansiedade climática, caos informacional e jovens estudantes: uma reflexão crítica acerca do papel das bibliotecas escolares
Palavras-chave:
Biblioteca Escolar, Jovens e Adolescentes, Eeco-ansiedade, Mudança climática, Design thinkingResumo
Procura-se trazer uma discussão a respeito de um determinado perfil de usuários que buscam informações sobre a mudança climática - em especial jovens e adolescentes, os quais ainda estão em períodos de desenvolvimento psicoemocional, em idade escolar, e já vêem seu futuro ameaçado pelos efeitos da ação humana predatória no meio ambiente. Desta forma, as bibliotecas (sobretudo as bibliotecas escolares) são espaços ideais para lhes oferecer informações confiáveis e um tratamento diferenciado, e que auxilie esses jovens a lidar com a urgência da pauta ambiental e com seus efeitos, como preocupação com o futuro e eco-ansiedade. Ressalta-se a importância do acesso à informação como meio de conscientização dos usuários e de suas comunidades, e como pressuposto indispensável para que as pessoas saibam como lidar melhor com suas emoções relacionadas ao meio ambiente e quais ações tomar para mitigar os efeitos da devastação ambiental. A metodologia utilizada foi o estudo de artigos sobre o tema, o levantamento bibliográfico da área e a reflexão conjunta sobre as problemáticas encontradas, além de abordarmos o potencial do design thinking como ferramenta de participação e discussão coletiva sobre um problema que, por si mesmo, ultrapassa a escala individual.