Estudo de usuário na Biblioteca Mário de Andrade: pesquisa de satisfação com as medidas adotadas em relação à pandemia Covid-19
Palavras-chave:
Estudo de usuário, Pesquisa de satisfação, Biblioteca pública, Covid-19Resumo
Introdução: Realizamos uma investigação para compreender a satisfação dos usuários da Biblioteca Mário de Andrade com o novo modelo de solicitação de empréstimo de materiais que foi adotado pela Seção Circulante para atender às medidas de segurança em relação à pandemia da Covid-19.
Método: Esta pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva e os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário online para os usuários que realizaram solicitações à biblioteca através do Portal de Atendimento SP 156.
Análise: Foram realizadas análises quantitativas das respostas obtidas, com interpretações individuais para cada questão; adicionalmente foram incluídas análises estatísticas comparando os dados recebidos.
Resultados: Foi possível mensurar o grau de satisfação dos usuários com o novo modelo de solicitação utilizado pela biblioteca, além de investigar algumas das dificuldades encontradas pelos usuários durante o processo.
Conclusão: A pesquisa enfatizou a importância da realização de estudos de usuário como instrumento para embasar melhorias no atendimento de bibliotecas públicas, por se tratar de ferramentas efetivas para conhecimento das dificuldades e demandas do público.