Estudo de usuário na Biblioteca Mário de Andrade: pesquisa de satisfação com as medidas adotadas em relação à pandemia Covid-19

Autores

  • Daniel Erick Zaidan Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Estudo de usuário, Pesquisa de satisfação, Biblioteca pública, Covid-19

Resumo

Introdução: Realizamos uma investigação para compreender a satisfação dos usuários da Biblioteca Mário de Andrade com o novo modelo de solicitação de empréstimo de materiais que foi adotado pela Seção Circulante para atender às medidas de segurança em relação à pandemia da Covid-19.
Método: Esta pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva e os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário online para os usuários que realizaram solicitações à biblioteca através do Portal de Atendimento SP 156.
Análise: Foram realizadas análises quantitativas das respostas obtidas, com interpretações individuais para cada questão; adicionalmente foram incluídas análises estatísticas comparando os dados recebidos.
Resultados: Foi possível mensurar o grau de satisfação dos usuários com o novo modelo de solicitação utilizado pela biblioteca, além de investigar algumas das dificuldades encontradas pelos usuários durante o processo.
Conclusão: A pesquisa enfatizou a importância da realização de estudos de usuário como instrumento para embasar melhorias no atendimento de bibliotecas públicas, por se tratar de ferramentas efetivas para conhecimento das dificuldades e demandas do público.

Biografia do Autor

Daniel Erick Zaidan, Universidade de São Paulo

Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo

Publicado

2022-03-28

Edição

Seção

Seção de UX - User Experience e Arquitetura da Informação

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.