A digitalização de acervos no Brasil segundo a pesquisa TIC cultura

Autores

  • Luciana Piazzon Barbosa Lima Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR

Palavras-chave:

Acervos digitais, Digitalização, Internet, TIC, Instituições Culturais

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) apresentam inúmeros potenciais para a expansão do alcance das instituições culturais, dentre eles pela oferta de acervos na Internet. Com base na pesquisa TIC Cultura 2018, são apresentados indicadores sobre a digitalização e a disponibilização de acervos por arquivos, bibliotecas e museus brasileiros. Os resultados indicam que pequena parcela dos acervos estava digitalizada, com a disponibilização para o público se dando, sobretudo, no local de funcionamento das instituições – e não pela Internet. Considerando que as principais dificuldades no incremento dessas iniciativas vão da falta de financiamento e equipe qualificada às questões envolvendo direitos autorais, o presente trabalho visa fomentar o desenvolvimento de políticas públicas que permitam enfrentar esse cenário, tendo em vista a promoção do acesso à informação, à memória e à cultura.

Biografia do Autor

Luciana Piazzon Barbosa Lima, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR

Mestre em Estudos Culturais e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Coordena a pesquisa TIC Cultura no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Publicado

2022-03-27

Edição

Seção

Seção de Gestão da Inovação e Transformação Digital

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.