Visita a museus durante o início da pandemia de Covid-19 (2020-2021)
Palavras-chave:
Museus, COVID-19, Estudos de usuário, Exposições virtuaisResumo
Introdução: Este trabalho procura compreender os motivos para visitas a museus no período inicial da pandemia de covid-19 (entre 2020 e 2021) e a percepção dos usuários em relação à possíveis mudanças na estrutura e equipe nesses locais causadas pelas restrições sanitárias adotadas com a pandemia.
Método: A metodologia utilizada foi de natureza exploratória com caráter descritivo, e de natureza quantitativa e qualitativa, com a aplicação de questionário on-line com perguntas de múltipla escolha e respostas livre, divulgado nas mídias e redes sociais das autoras.
Análise: Foram realizadas análises quantitativas e qualitativas nos dados, que se referiram a 101 respondentes.
Resultados: Os resultados obtidos mostraram que boa parte dos respondentes ainda não se sentiram seguros para voltar a esses espaços, mas aqueles que participaram de forma virtual e os que voltaram após a flexibilização das regras sanitárias não só aprovaram as atividades e mostras virtuais, vendo-as de maneira bastante positiva.
Conclusão: As respostas reforçam a força e a importância desse equipamento cultural como espaço de cultura, e sua visita presencial é de extrema importância para uma parcela da população quando o quesito é lazer.