Literatura Negra no Processo Educacional: um estudo sobre a ressignificação de discursos e a educação como prática libertadora

Autores

  • Natália Fernanda Oliveira Universidade de São Paulo
  • Francisco Carlos Paletta Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

educação, literatura negra, desigualdade social

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a construção do sistema educacional brasileiro, o incentivo à educação como prática de liberdade na formação dos indivíduos e a relação do consumo da literatura negra nesse processo. Tal proposta se mostra relevante para refletir acerca de como são as relações de poder institucionalizadas, os moldes do sistema educacional em meio às desigualdades e a importância da valorização das múltiplas vozes para estimular as identidades e representatividade. Além disso, pretende-se discutir a importância do incentivo à leitura com uma pesquisa qualitativa sobre o consumo da literatura negra no ambiente universitário. Tais práticas podem ser utilizadas para incentivar a educação antirracista e trazer novas narrativas.

Publicado

2024-04-22

Edição

Seção

Pesquisa em Ciência da Informação