V Simpósio Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva

Informação Corporativa e Transformação Digital

OBJETIVO

A informação permeia a gestão de organizações públicas e privadas. Sua gestão adequada pode facilitar o desenvolvimento de estratégias corporativas e colaborar de maneira fundamental para o sucesso de políticas públicas em diferentes áreas. Conhecer os fundamentos e principais técnicas de gestão da informação e do conhecimento é fundamental para os profissionais que têm os processos informacionais como um tema de interesse profissional ou de pesquisa.

O Simpósio busca debater com especialistas, pesquisadores, empresas e profissionais, o que o campo da gestão da informação e do conhecimento tem a oferecer às organizações frente aos desafios da Industria 4.0 no uso da informação e do conhecimento associados aos sistemas de tomada de decisão organizacional.

Este evento faz parte do VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, iniciativa do Departamento de Informação e Cultura da ECA-USP e do Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID_CNPq), em colaboração com a SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento e SCIP Brasil – Strategic and Competitive Intelligence Professionals.

PÚBLICO ALVO

O V Simpósio Gestão do Conhecimento e Inteligência tem como foco profissionais da informação, pesquisadores, estudantes, empresas, startups, executivos, gestores, analistas, especialistas e consultores que atuam na área de gestão e organização da informação e do conhecimento como elementos essenciais da Inteligência Estratégica para tomada de decisão.

LOCAL – ONLINE – Dia 15 de julho as 09h00 as 12h30

EVENTO GRATUÍTO – VAGAS LIMITADAS – CERTIFICADO USP (prazo previsto final de novembro 2020)

LOCAL: TOI 2020 ONLINE – Canal YouTube

Universidade de São Paulo

Escola de Comunicações e Arte – ECA I Departamento de Informação e Cultura - CBD

INSCRIÇÕES: Links Dashboard

SITE VI TOI 2020 ONLINE: toi.eca.usp.br

Histórico: www.toiomtid.com.br

PROGRAMAÇÃO

09h00    Abertura

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP - Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, VI TOI Chair

Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, SBGC – Renata Dalmaso, Presidente

Strategic and Competitive Intelligence Professionals, SCIP Brasil – Jorge Bitencourt Castilho, Comitê Executivo

09h15    GESTÃO DO CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA E INOVAÇÃO PÓS-COVID

André Saito – SBGC

Beto do Valle - Impakt Consultoria

As consequências da pandemia de Covid-19 têm provocado forte impacto na sociedade e no mercado, obrigando empresas e organizações a mudanças drásticas para se adaptar ao novo contexto. As empresas, em geral, estão organizadas para executar bem, mas não tanto para aprender ou criar, atividades fundamentais para a transformação necessária a partir de agora.

As mudanças desencadeadas pelo novo corona vírus trazem o desafio e a oportunidade de incorporar as capacidades de aprender e criar às principais prioridades das empresas e organizações. A gestão do conhecimento é uma das forças propulsoras dessa transformação, uma competência-chave dos negócios para atuação em novo patamar.

Moderador do Painel:  Renata Dalmaso - SBGC

11h00    INFORMAÇÃO CORPORATIVA: Informação, Conhecimento e Tecnologia

Diante da crise da pandemia, profissionais que lideram as organizações tiveram que repensar as táticas e estratégias para garantir a sobrevivência da empresa. A questão da sustentabilidade do negócio no pós-pandemia tem a ver com a incorporação de novas capacidades que deem mais agilidade de resposta e desenvolvam resiliência às mudanças que estão acontecendo.

Fernando Domingues Jr.

A contribuição da Inteligência Competitiva, nesse contexto, está no estímulo ao pensamento estratégico e sistêmico de modo que a empresa possa vislumbrar cenários com a perspectiva de que crises e incertezas vieram para ficar. Diante disso, questões como agilidade, flexibilidade, colaboração, aprendizagem contínua passam a ser determinantes para entrar ou permanecer em mercados em constante mudanças. O mundo mudou, não há como voltar à normalidade anterior. É preciso reinventar o negócio

Felipe Buzzerio

Crises como a que vivemos geram mudanças fundamentais no modo de agir das pessoas e nas atividades das organizações, que podem, por sua vez, abandonar modelos de negócios que existiram por décadas e dar vida a outros completamente novos. Assim, podemos estar testemunhando neste exato momento o nascimento de comportamentos que levarão a novas oportunidades de desenvolvimento de produtos e de mercados. O momento para buscar um novo fôlego na vantagem competitiva é agora. A questão que se coloca é: como identificar isso e como agir eficientemente para garantir o seu lugar no mundo dos negócios de 2021 e além?

Moderador do Painel:  Jorge Bitencourt Castilho – SCIP BRASIL

12h30 Encerramento

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP - Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta – VI TOI Chair

Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, SBGC – Renata Dalmaso – Presidente

Strategic and Competitive Intelligence Professionals, SCIP

Relatoria: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

ORGANIZAÇÃO

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP – Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta

Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, SBGC – Renata Dalmaso, Presidente

Strategic and Competitive Intelligence Professionals, SCIP Brasil – Jorge Bitencourt Castilho, Comitê Executivo

BIOGRAFIAS

Fernando Domingues Jr.

 Fernando Domingues é Head da I2AI International Association of AI em Portugal, consultor e fundador da Mentor Consulting, consultoria focada em Inteligência, Estratégia e Construção de Futuros. Especialista em redes de colaboração e tecnologias sociais. Foi um dos fundadores da SCIP no Brasil e em 2014 foi agraciado com o prêmio “SCIP Catalyst Award” na Conferência Internacional nos EUA, pelas relevantes contribuições ao desenvolvimento da atividade de Inteligência no Brasil.

Felipe Buzzerio

 Quinze anos de experiência em áreas de Inteligência Competitiva e Planejamento Estratégico, com passagens por diversas áreas da Embraer e em negócios internacionais da Globo. Também atuou durante uma década pela SCIP (Strategic and Competitive Intelligence Professionals), tendo sido fundador e ex-presidente da SCIP Brasil, chegando posteriormente à Presidência do Conselho mundial da organização. Também foi professor na FIPE em São Paulo e da Academy of Competitive Intelligence no Brasil. Atualmente é professor em programas de MBA executivos e internacionais da FIA em São Paulo. Mestre em Administração de Empresas, pela Mackenzie, e Publicitário pela Universidade de Taubaté. É também um curioso profissional e busca a troca de conhecimento sobre o futuro em toda e qualquer conversa

André Saito

Especialista em gestão do conhecimento e inovação, atuou em projetos recentes com promoção de redes colaborativas, criação de comunidades de prática, avaliação de maturidade em gestão do conhecimento e aceleração de projetos de inovação, em organizações como Sabesp, Metrô SP, Senai, Sebrae, Petrobras, entre outras. Atua como educador, pesquisador, consultor e palestrante há mais de 20 anos. É presidente do conselho deliberativo da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. PhD em knowledge science por JAIST, Japan Advanced Institute of Science and Technology, mestre em administração de empresas pela FGV, engenheiro eletrônico pela Unicamp. Fez cursos de especialização em empreendedorismo tecnológico na Universidade da Califórnia, Berkeley e na Universidade de British Columbia.

Beto do Valle

Fundador da Impakt Consultoria, é graduado em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero e MBA em Marketing pela FGV, com extensão em Gestão Estratégica de Pessoas (Fundação Dom Cabral e INSEAD, França), em Gestão do Conhecimento (FGV-SP) e em Avaliação de Resultados e Impactos de P&D e Inovação (Unicamp). É reconhecido por sua atuação em gestão do conhecimento, gestão da inovação e educação corporativa desde 2001. Liderou dezenas de projetos nessas áreas em organizações líderes no Brasil e no exterior, experiência que compartilha como facilitador em entidades como SBGC, Anpei, escolas de negócio e MBAs, e como autor de artigos para revistas como Inside Knowledge (UK) e T&D Inteligência Corporativa (Brasil).