VI Simpósio Preservação e Conservação de Acervos

Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: protocolos e melhores práticas

OBJETIVO

A pandemia de Coronavírus impactou sensivelmente bibliotecas, arquivos, centros de documentação, museus em todos os continentes. Ao redor do mundo essas instituições cerraram suas portas para as atividades presenciais para evitar a propagação da doença. Salas de leitura e estudo vazias, reservas técnicas e acervos fechados durante a quarentena. Em face de uma reabertura próxima, os profissionais da área voltam seus olhos para a elaboração de orientações, diretrizes e protocolos que garantam a saúde das equipes técnicas e do público e a adequada preservação de acervo. Nesta sexta edição do Simpósio, e a primeira edição completamente virtual, quatro palestrantes de áreas distintas trazem sua expertise para discutir a biossegurança e a conservação de acervos e construir uma visão transversal do tema. Da combinação desses conhecimentos especializados o Simpósio pretende sensibilizar os profissionais para a elaboração de protocolos que permitam simultaneamente a educação para a saúde e para a educação patrimonial.

Este evento faz parte do VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, iniciativa do Departamento de Informação e Cultura da ECA-USP e do Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID_CNPq) em colaboração com o CRB-8, em especial a Comissão de Patrimônio Bibliográfico e Documental.

Nesta edição o Simpósio conta com a parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Preservação da UNIRIO que vem desenvolvendo a discussão da área e buscando a extroversão do conhecimento acadêmico através da série de palestras com especialistas, os Seminários UNIRIO: Gerenciamento de Risco e Biossegurança em Bibliotecas e Arquivos no contexto do COVID-19.  As  organizações dos eventos somaram esforços para enriquecer a discussão de biossegurança e conservação de acervos: na parte da manhã, a sexta edição do Simpósio inicia a discussão transversal do tema, que será estendido e aprofundado na parte da tarde, com o Seminário UNIRIO “Conservação Preventiva em Bibliotecas e COVID-19: ações e reflexões”.

PÚBLICO ALVO

O VI SIMPÓSIO PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ACERVO têm como foco profissionais da área de preservação e conservação de acervos: Bibliotecários, Museólogos, Arquivistas, Pesquisadores, estudantes, especialistas e consultores atuantes nas áreas de gestão de acervos culturais.

PROGRAMAÇÃO

08h30    Abertura da Sala Virtual

09h00    Abertura

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP - Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta – VI TOI Chair

CRB-8 - Luciana Maria Napoleone

UNIRIO - Profa. Ms. Brenda Couto de Brito Rocco

09h10    MESA REDONDA

Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: protocolos e melhores práticas

Moderadora: Profa. Ms. Brenda Couto de Brito Rocco, Núcleo Interdisciplinar de Preservação, UNIRIO

9h20     COVID-19: Aspectos epidemiológicos - Medidas de Prevenção e Controle

Ana Freitas Ribeiro, Instituto de Infectologia Emílio Ribas

10h        A GESTÃO DAS BIBLIOTECAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Anderson de Santana, Serviço de Biblioteca e Documentação do ​Instituto de Geociências USP

10h40    A VISÃO DA CONSERVAÇÃO

Isis Baldini, Associação Brasileira de Encadernação e Restauro

11h20    A VISÃO DA BIOSSEGURANÇA

Francelina Helena Alvarenga Lima e Silva, especialista em biossegurança

12h00   Debate

Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: protocolos e melhores práticas

12h30    CONSIDERAÇÕES FINAIS

- Palavra Final Palestrantes

- Comissão Organizadora

13h00    ENCERRAMENTO            

Relatoria: CRB-8 - Rosaelena Scarpeline, Maria Lucia Beffa

À TARDE, EVENTO PARCEIRO

Seminários UNIRIO: Gerenciamento de Risco e Biossegurança em Bibliotecas e Arquivos no contexto do COVID-19

15h00 Conservação Preventiva em Bibliotecas e COVID-19: ações e reflexões

Jandira Flaeschen, Fundação Biblioteca Nacional

Importante. Para o Seminário a inscrição é feita distintamente do TOI, a partir de 23 de julho https://www.even3.com.br/seminariosunirio2020/. Vagas limitadas.

ORGANIZAÇÃO

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP – Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta

CRB-8 - Comissão de Patrimônio Bibliográfico e Documental - Hugo Oliveira Pinto e Silva, Luciana Maria Napoleone, Maria da Conceição Gomes Bernardo, Maria Lucia Beffa, Rosaelena Scarpeline

LOCAL – ONLINE – Dia 04 de agosto das 08h30 às 12h30

EVENTO GRATUÍTO – CERTIFICADO USP (prazo previsto final de novembro 2020)

LOCAL:  TOI 2020 ONLINE – Canal YouTube

Universidade de São Paulo

Escola de Comunicações e Arte – ECA I Departamento de Informação e Cultura - CBD

SITE VI TOI 2020 ONLINE: toi.eca.usp.br

Histórico: www.toiomtid.com.br

BIOGRAFIA

Ana Freitas Ribeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1986), residência em medicina preventiva e social na Escola Nacional de Saúde Pública- FIOCRUZ-RJ (1989). Finalizou o mestrado (1999) e doutorado (2015) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-USP. Fez doutorado, com período sanduiche CNPQ, no Centers for Disease, Control and Prevention nos Estados Unidos, durante 4 meses (2013). Foi diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de 2007 a 2014. Atualmente é professora do mestrado profissional de gestão em sistemas de saúde da Universidade Nove de Julho, professora da Faculdade de Medicina Universidade Municipal de São Caetano do Sul e médica sanitarista da Prefeitura Municipal de São Paulo, comissionada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, coordenadora do Serviço de Epidemiologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância em saúde pública, doenças infecciosas: influenza A/H1N1, febre amarela, dengue, doenças emergentes e doenças imunopreveníveis.

Anderson de Santana

Bibliotecário, Chefe Técnico do Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Trabalhou como Chefe de diversas divisões do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas (DT-SIBi) da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em gestão de projetos de tecnologia da informação, como sistemas de buscas e bibliotecas digitais. Tem trabalhado com a geração de estudos bibliométricos acerca da Produção Científica e Indicadores Métricos de Produtividade da USP. É membro da Diretoria Executiva da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) mandato 2017-2020.

Brenda Couto de Brito Rocco

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2004), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Candido Mendes (2007), mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ (2013), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ); Tem experiência profissional em instituições arquivísticas, desenvolvendo trabalhos nas áreas de gestão e preservação de documentos arquivísticos e documentos arquivísticos digitais. Realiza conferências em eventos e ministra cursos a respeito desses temas; foi servidora do Arquivo Nacional (2006-2015), onde desenvolveu trabalhos a respeito de documentos arquivísticos digitais. É membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e, também, membro da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do CONARQ. Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Arquivologia (DEPA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (Rio de Janeiro, RJ, Brasil). Vice Coordenadora do Laboratório Multidimensional de Preservação de documentos arquivísticos da UNIRIO.

Francelina Helena Alvarenga Lima e Silva

Graduação em Biologia pela Universidade Santa Úrsula (1976), Especialização em Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços pela Escola Nacional de Saúde Pública/ ENSP-Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz (1992) e Mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ IBICT- Escola de Comunicação/ECO da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2002).Doutora em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, área de concentração: Biossegurança em Saúde pelo Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas-IPEC/Fiocruz (2013). Bióloga do Instituto Behring da Hoechst do Brasil Indústria Farmacêutica (1978-1983). Ingresso na Fiocruz em 1983 como Tecnologista no INCQS. Tecnologista Sênior do Núcleo de Biossegurança/NUBio do DECT-CICT, posteriormente NUBio da Vice Presidência de Serviços de Referência e Ambiente/VPSRA e NUBio do Departamento de Saneamento Saúde e Ambiente/DSSA da ENSP (1995 até outubro de 2010). Tecnologista Sênior em Saúde Pública do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde -CDTS/INCT/IDN Fiocruz (outubro de 2010 até a presente data). Atividades com ênfase em Biossegurança Laboratorial e Educação em Biossegurança atuando principalmente nos seguintes temas: Biossegurança, Biosseguridade, medidas de segurança, barreiras de contenção primárias e secundárias, emergências laboratoriais, informação em Biossegurança. Membro da Comissão Nacional de Coordenação de Cursos do Programa de Biossegurança Laboratorial da Fundação Nacional de Saúde/SVS em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ/MS ( 2000-), Membro do Comitê Nacional de Biossegurança Laboratorial da SVS/ Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública/CGLAB em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ/ Núcleo de Biossegurança ( 2000- 2010), Membro e Secretária da Comissão Técnica de Biossegurança da VPSRA/ Fiocruz ( 2003 - 2009).

Isis Baldini

Presidente da ABER - Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Conservadora-restauradora de obras de arte em suporte de papel, é pós-doutorada pelo programa interdisciplinar do MAC/USP, Doutora pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com tese em conservação de obras contemporâneas, Mestre pela mesma universidade, com dissertação em conservação de obras de arte em papel, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Fundación Universitat de Girona, Espanha, em parceria com o Itaú Cultural e especialista em Tecnologia do Papel pela Faculdade Oswaldo Cruz. Parte de sua tese de doutorado foi publicada em 2016, pela Educ em parceria com a Fapesp, sob o título de “Valor de Contemporaneidade: Conservação e Restauro de Obras de Arte”. Com curso na Itália e estágio na Itália e Espanha, atua desde 1982 na área. Como gestora de coleções foi diretora da Divisão de Acervo, Documentação e Conservação do Centro Cultural, de 2007 a 2011, e diretora da Divisão de Preservação e Documentação do MAC/USP, de 1999 a 2002, sendo que, neste último, iniciou suas atividades em 1988 como responsável pelo Laboratório de Papel. Como docente ministrou a matéria de História da Arte no curso de Arquitetura da Universidade de Alfenas, de 1988 a 1991, e de Preservação e Conservação de Obras de Arte na Faculdade Santa Marcelina, de 1993 a 2000.  Ainda na área acadêmica foi, de 1991 a 2015, professora do curso de Conservação e Restauração de Material Gráfico, do SENAI, onde ministrou as disciplinas: Montagem de exposição e Ética e História da Conservação e Restauro.