V Colóquio Informação e Documentação Jurídica
OBJETIVO
O V Colóquio Informação e Documentação Jurídica – um dos eixos temáticos do VI Congresso Internacional Tecnologia e Organização da Informação – apresenta como proposta, integrar profissionais da área jurídica, gestão e organização da informação em torno de temas impactados pela transformação digital.
PÚBLICO ALVO
Tem como foco profissionais da área jurídica, bibliotecários, advogados, arquivistas, professores, pesquisadores, estudantes, empresas, startups, gestores, analistas, especialistas e consultores que atuam na área de gestão, organização e preservação da informação e do conhecimento como elementos de convergência na Era Digital.
Dia 23 de setembro 2020 das 19h00 às 21h30
Evento Online: LOCAL: TOI 2020 ONLINE – Canal YouTube
Universidade de São Paulo
Escola de Comunicações e Arte – ECA I Departamento de Informação e Cultura – CBD
INSCRIÇÕES: https://doity.com.br/toi2020onlincidj
SITE VI TOI 2020 ONLINE: toi.eca.usp.br
Histórico: www.toiomtid.com.br
EVENTO GRATUÍTO – VAGAS LIMITADAS – CERTIFICADO USP até 20 de dezembro 2020
Publicação Anais TOI 2020 Online: toi.eca.usp.br até 30 dezembro 2020
PROGRAMAÇÃO
19h00 Abertura
Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta - USP, Escola de Comunicações e Artes
Bibliotecária Regina Celi Sousa - Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo - CRB-8
Bibliotecária Clarissa Machado - Coordenadora do Grupo de Informação e Documentação Jurídica/SP
19h15 TECNOLOGIA E CIÊNCIA DE DADOS NA ÁREA JURÍDICA
Palestrante: Alexandre Zavaglia Coelho - VP de Educação da Future Law
20h00 DIREITOS AUTORAIS, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO
Os impactos dos direitos autorais nas bibliotecas
Cristiana Brayner - Câmara dos Deputados
Transformação Digital
Pablo Soledade - Info Treinamentos
Biblioteca, Inovação e Inteligência
Luis Guilherme Martins - Justiça Federal de 1º Grau
Moderadora: Regina Céli de Sousa - Machado Meyer Advogados
Considerações Finais
Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta - USP, Escola de Comunicações e Artes
Bibliotecária Regina Celi Sousa - Presidente CRB-8ª
Bibliotecária Clarissa Machado - Coordenadora GIDJ/SP
Organização
Grupo de Informação e Documentação Jurídica - GIDJ/SP
Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo – CRB-8
Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta USP, Escola de Comunicações e Artes
Relatoria:
Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta USP, Escola de Comunicações e Artes, ECA USP
Bibliotecária Clarissa Machado - Coordenadora do Grupo de Informação e Documentação Jurídica/SP
BIOGRAFIA
Alexandre Zavaglia Coelho - advogado, um dos pioneiros no uso de técnicas de ciência de dados e de inteligência artificial na área do direito, diretor da LegalScore e fundador da Villa – Visual Law Studio. Coordenador do Grupo de Pesquisas de Governança de Dados e Regulação de Inteligência Artificial do CEPI - Centro de Educação e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP. Professor de diversas instituições de ensino e Diretor do FintedLab da Finted – Escola de Finanças, Tecnologia e Direito, autor de artigos e publicações na área de Direito e Tecnologia. Presidente da Comissão de Direito e Inovação do IASP, membro do Conselho da Fenalaw.
Cristian Brayner - Graduado em Direito, Filosofia, Biblioteconomia, Tradução e Letras (Língua e Literatura Francesas). Mestre em Ciência da Informação e Doutor em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília. Venceu com sua dissertação de mestrado o Concurso Latino Americano de Investigación em Bibliotecología, Documentación, Archivistica y Museología Fernando Báez (Eudeba, 2008) e o seu doutorado lhe garantiu o Prêmio Casa de las Américas com a obra "Devotos e Devassos. Foi diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura e Subsecretário do Patrimônio Cultural do Distrito Federal. Tem se dedicado aos estudos sobre as políticas públicas de cultura e a tutela jurídica do patrimônio cultural.
Pablo Soledade de Almeida Santos - Mais de 20 anos de atuação em gestão documental. Ministrou cursos, palestras, webinars e lives. Projetos de digitalização em mais de 100 instituições públicas e privadas, mais de 50 milhões de digitalizações em acervo arquivísticos, bibliográficos e museológicos. Responsável técnico de projetos de acervos, digitalização e organização de documentos. De 2017 a 2019 viajou o país realizando presencialmente mais de 30 cursos de GED. Em 2018 e 2019 coordenou o GDIOnline. Ministra treinamentos online. Coordenador do GDIOnline 2020, e realizador dos eventos Arquivistas Online, BibliOnline, entre outros.
Luiz Guilherme Martins – Bacharel em Biblioteconomia pela ECA/USP, diretor do Núcleo de Biblioteca da JFSP (NUBI-JFSP) e Assessor do Centro Local de Inteligência da Justiça Federal de Primeiro Grau São Paulo - CLISP.