I Simpósio Políticas e Estratégias de Preservação de Conteúdo na Web

I Simpósio Políticas e Estratégias de Preservação de Conteúdo na Web

Objetivo

A Web definiu para sociedade digital um importante ambiente de expressão, disseminação de informações e, consequentemente, de memória. Vale lembrar que, desde 2003, a UNESCO reconhece que deriva desse ambiente um patrimônio digital único, que inclui informações de diversas naturezas: cultural, educacional, científica, político-governamentais entre outros.

No entanto, para garantir um processo de transmissão de informação para gerações futuras, precisamos estabelecer estratégias e políticas para armazenamento e preservação do conteúdo Web. Neste sentido, parece urgente ampliar a abordagem sobre este tema, assim como discutir políticas de preservação do patrimônio digital nacional.

O espectro de discussão sobre esse tema é muito amplo, envolve questões sobre governança da internet, legislação de apoio, políticas de seleção de conteúdo, padrões e estruturas tecnológicas de preservação, armazenamento, acesso e reuso de informações digitais.  No âmbito do “I Simpósio Política e Estratégia de Preservação de Conteúdo na Web”, estes pontos serão tratados para envolver profissionais das humanidades digitais, alinhados com os setores acadêmico, governamental, empresarial e sociedade civil, oferecendo reflexões para sobre a manutenção segura da Web e formas de enfrentar um processo de esquecimento digital em evolução.

O principal objetivo simpósio é promover a discussão de temas centrais sobre arquivamento Web, preservação e políticas públicas para o patrimônio digital nacional. As reflexões programadas estão relacionadas ao contexto das Humanidades Digitais, Ciência da Informação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e áreas afins e profissionais que atuam em ambientes digitais.

O I Simpósio Políticas e Estratégias de Preservação de Conteúdo na Web está integrado ao VI TOI  Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação é iniciativa do Grupo de Pesquisa Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID); da Escola de Comunicações e Artes ECA_USP.

Público alvo

O I Simpósio Políticas e Estratégias de Preservação de Conteúdo na Web tem como foco profissionais da informação como bibliotecários, arquivistas e museólogos; docentes e pesquisadores; estudantes, empresas, startups, gestores, analistas, especialistas e consultores que atuam na área de gestão, organização e preservação da informação e do conhecimento como elementos de convergência na Era Digital.

 

Programação

09h00    Abertura

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP - Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta – VI TOI

09h10    PAINEL – Curadoria, Preservação, Metadados na WEB

●        Aquiles Brayner

Curadoria Digital e Arquivamento de Conteúdo da Web

●        Ricardo Basílio, Arquivo.pt

Experiência do Arquivo.pt:  Sites Preserváveis e Ações de Preservação

●        Caterina M.G. Pavão, UFRGS/NUAWEB

Metadados para Preservação da Web

Moderador: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta. Universidade de São Paulo

10h40  Painel – Políticas, Governança, Legislação na WEB

●        Moisés Rockemback, UFRGS/NUAWEB

Políticas de Preservação no Arquivamento da Web Brasileira

●        Carlos A. Afonso, Membro IGF)

Governança da Internet e Preservação de Conteúdo da Web

●        Mariana Valente, InternetLab

Conflitos Legais da Preservação de Conteúdo da Web

Moderador: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta. Universidade de São Paulo

12h30    Encerramento

Relatoria: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta USP

ORGANIZAÇÃO - Escola de Comunicações e Artes, ECA USP

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta USP

Antonio Paulo Carretta, PPGCI ECA USP

Biografia 

AQUILES BRAYNER: Graduado em Psicologia e Biblioteconomia, mestre em Literatura Latino-Americana pela Rijks Universiteit e Ciência da Informação pela City University de Londres, e PhD em Literatura Brasileira pelo King’s College (Universidade de Londres). Aquiles lecionou em várias universidades britânicas, incluindo as universidades de Londres e de Leeds, até assumir, em 2006, o cargo de curador do acervo latino-americano na British Library (BL). Com a criação do Departamento de Digital Scholarship na BL, em 2010, Aquiles foi promovido ao cargo de curador digital com o objetivo de definir o papel da biblioteca como provedora de informação e conteúdos eletrônicos entre acadêmicos e demais usuários. Atualmente Aquiles exerce pesquisa e consultoria nas áreas de Ciência da Informação e Curadoria Digital.

CATERINA GROPOSO PAVÃO: Doutora em Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2014. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação/FABICO/UFRGS, atuando no curso de graduação de Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN), da mesma Universidade. Participa de Grupos de Pesquisa em Comunicação Científica e no NUAWEB - Núcleo de Pesquisa em Arquivamento da Web e Preservação Digital. Durante 25 anos foi bibliotecária do Centro de Processamento de Dados da UFRGS, trabalhando com o Sistema de Automação de Bibliotecas (SABi) e na criação e gestão do Lume-Repositório Digital da UFRGS.

MOISÉS ROCKEMBACH: Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Universidade de Aveiro, com Pós-Doutorado na Universidade do Porto. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Curso de Arquivologia, no Departamento de Ciências da Informação e nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) e Comunicação (PPGCOM).  Líder e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Arquivamento da Web e Preservação Digital (NUAWEB - UFRGS / CNPq). Pesquisador colaborador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM/Universidade do Porto).

RICARDO BASÍLIO: Mestre em Ciências da Documentação e da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), trabalhou na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e no Centro de Documentação Investigação e Doutoramentos na  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Atualmente, é curador digital no Arquivo.pt, o serviço de preservação da Web portuguesa, atividade desenvolvida no âmbito do projeto de Humanidades Digitais da NOVA FCSH, denominado Infraestrutura ROSSIO. A sua área de interesse é a preservação digital.

Data: 11 de agosto 09h00 as 12h30

EVENTO GRATUÍTO – VAGAS LIMITADAS – CERTIFICADO USP até 20 dezembro  2020 

LOCAL:  TOI 2020 ONLINE – Canal YouTube 

Universidade de São Paulo

Escola de Comunicações e Arte – ECA I Departamento de Informação e Cultura – CBD

INSCRIÇÕES:  https://doity.com.br/vi-congresso-internacional-em-tecnologia-e-organizacao-da-informacao

SITE VI TOI 2020 ONLINE: toi.eca.usp.br

Histórico: www.toiomtid.com.br