III Simpósio Curadoria Digital

Objetivo

Entendemos Curadoria Digital como um campo emergente que engloba o planejamento e gerenciamento de ativos digitais ao longo de sua vida útil, desde a conceituação e apresentação até a preservação de longo prazo em um repositório para reutilização futura. Está associada com a preservação da informação e com a memória científica.

Na Era Digital, a criação e disponibilização de conteúdos digitais à um ritmo acelerado demanda por profissionais com competências no campo de gerenciamento dos ativos digitais preparados para atuar com políticas e estratégias de preservação da informação digital criando padrões e melhores práticas para a gestão digital do patrimônio cultural neste campo emergente e transdisciplinar.

O III Simpósio tem como foco reunir especialistas em compartilhar as melhores práticas associadas à Curadoria Digital e os desafios em lidar com volumes significativos de informação e conhecimento bem como avaliar sistemas de gestão da informação no âmbito do ciclo de Curadoria Digital na era da Ciência de Dados.

Neste contexto, o III Simpósio de Curadoria Digital - um dos eixos temáticos do VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – em colaboração com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin apresenta como proposta, promover o debater no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Equipamentos Culturais Brasileiros, as Políticas de Digitalização e os Fundamentos de Curadoria Digital.

Público Alvo 

O III SIMPÓSIO CURADORIA DIGITAL tem como foco profissionais da informação como bibliotecários, arquivistas e museólogos; docentes e pesquisadores; estudantes, empresas, startups, gestores, analistas, especialistas e consultores que atuam na área de gestão, organização e preservação da informação e do conhecimento como elementos de convergência na Era Digital.  

 

Curadoria Digital e Políticas de Preservação

Programação 

09h00    Abertura

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP - Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta – VI TOI

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Msc. Rodrigo Garcia

09h10    A TEORIA DA PRESERVAÇÃO DIGITAL: Digitalização, Curadoria e Redes

 

Miguel Angel Mardero Arellano

Fundamentos e Conceitos da Preservação Digital

  • Digitalização
  • Curadoria Digital e suas Aplicações
  • Redes de Preservação. 

10h00    A DIGITALIZAÇÃO DE ACERVOS NO BRASIL SEGUNDO A PESQUISA TIC CULTURA

Luciana Piazzon Barbosa Lima

A partir dos resultados da pesquisa TIC Cultura, será traçado um panorama da digitalização de acervos por instituições culturais brasileiras, em especial arquivos, bibliotecas e museus. A apresentação trará indicadores sobre a presença, a digitalização e a disponibilização de acervos na Internet, além dos principais desafios enfrentados por tais instituições na criação, preservação e difusão de acervos digitais. A pesquisa TIC Cultura é realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).  

Panorama Setorial da Internet - Acervos digitais:  https://cetic.br/pt/publicacao/ano-xi-n-3-acervos-digitais/

10h50   CREATIVE COMMONS E SEU USO NA DISPONIBILIZAÇÃO DE ACERVOS CULTURAIS

 Juliana Monteiro

A palestra terá como objetivo apresentar o sistema de licenças Creative Commons e discuti-lo frente à cultura do acesso aberto. Além disso, terá como objetivo também discutir seu uso prático na disponibilização de acervos culturais, particularmente museus.

11h40    PAINEL

Moderador: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

12h00    ENCERRAMENTO

Relatoria: Rodrigo Garcia, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta USP, Escola de Comunicações e Artes, ECA USP

 

Organização

 Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta USP, Escola de Comunicações e Artes, ECA USP

Prof. Msc. Rodrigo Garcia BBM, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

 

Biografia:

Miguel Ángel Mardero Arellano: Formou-se em Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História (1985), mestrado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (2008). Ele trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 1997, É Tecnologista Senior é coordenador da Rede Brasileira de Preservação Digital Serviços CARINIANA. Ele é editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS. É membro do Standing Committee of Preservation and Conservation da IFLA (2017-2021). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase na preservação digital, em particular nas seguintes áreas: sistemas eletrônicos de gestão da informação, publicações científicas eletrônicas, Open Journal Systems OJS, Dataverse, ICA-AtoM, Archivematica, repositórios digitais confiáveis, sistemas preservação distribuídos, LOCKSS e bibliotecas digitais. ORCID 0000-0001-5306-919X – Cariniana / IBICT

Luciana Piazzon Barbosa Lima: Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (2008) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2013). Atua no campo dos Estudos e Políticas Culturais. De 2013 a 2016, foi assessora da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, responsável pela coordenação do Plano Municipal de Cultura e produção de informações e indicadores. Desde 2017, coordena a pesquisa TIC Cultura no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Juliana Monteiro: Atua na gestão técnica e estratégica de atividades de organização física e documental de acervos e coleções. Tenho por objetivo profissional me especializar em estratégias de inovação para a área de museus, com foco na construção de ferramentas de comunicação de informação sobre os acervos que facilitem a consulta pública e interação com usuários, internautas ou não.