Sobre o Evento

O TOI - 2º. Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação é iniciativa do Grupo de Pesquisa "Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID)" da Escola de Comunicações e Artes ECA_USP em colaboração acadêmica e científica com o CONTECSI FEA_USP.

O TECSI da FEA, o OMTID da ECA e o GAESI da POLI unem-se na USP para refletir e dialogar no 13th CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, um dos mais importantes eventos sobre Gestão da Tecnologia, Sistemas de Informação, Ciência da Informação e Gestão da Automação sob uma visão multidisciplinar.

Entre os principais objetivos temos: promover a discussão sobre os temas centrais do Congresso e contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais, ampliando o interesse pela pesquisa, pelo compartilhamento de informações atualizadas e sobre as práticas mais inovadoras no
setor.

No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e áreas afins, os avanços impostos pela tecnologia da informação e das comunicações devem provocar profundas mudanças nos entendimentos sobre as técnicas e procedimentos da organização e gestão da informação e dos recursos de tecnologia da informação em Repositórios e Bibliotecas Digitais.

Para muitas Bibliotecas Digitais, a crescente disponibilização das tecnologias tem demonstrado uma ambiguidade em seu gerenciamento. No aspecto positivo, estas novas tecnologias têm ajudado a aumentar a produtividade dos profissionais da informação, aprimorar o processo de tomada de decisão e acentuar a satisfação do usuário da informação. Porém, a gestão e o suporte destes ambientes heterogêneos e complexos, repletos de recursos computacionais, dispositivos moveis, redes, e diferentes aplicativos, comprovadamente têm se revelado de gestão dificil, e dispendiosos para os departamentos de Tecnologia da Informação. Neste contexto torna-se relevante avaliar os principais desafios que as Bibliotecas Digitais terão que enfrentar com relação ao gerenciamento do ciclo de vida de suas tecnologias, consolidação e simplificação de seus processos dentro de seus ambientes computacionais, com objetivo de aumentar a produtividade e construir ambientes ágeis que permitam às Bibliotecas responder as demandas relacionadas a organização e gestão da informação digital.

A crescente disponibilização das tecnologias e o fluxo cada vez maior e mais rápido do acesso a informação tem desafiado a Biblioteconomia e consequentemente os Bibliotecários no entendimento de novas práticas de apropriação e uso da informação na produção do conhecimento. As novas tecnologias têm permitido aumentar a produtividade dos profissionais da informação, aprimorar o processo de tomada de decisão e acentuar a satisfação do usuário da informação.

Aumentar a produtividade e construir ambientes ágeis que permitam às Bibliotecas responder as demandas da gestão da informação é fator fundamental para a construção de um portfólio adequado de Serviços propostos pela Biblioteca que possa atender as demandas do Usuário cada vez mais conectado e independente no uso de ferramentas WEB de busca, acesso e apropriação da informação.

O 2º. Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação tem por objetivo promover e desenvolver, por meio do compartilhamento e troca de experiências profissionais e resultados de pesquisas, os instrumentos para a reflexão e compreensão de questões e conflitos induzidos pela rápida transformação tecnológica no ambiente das Bibliotecas e as novas formas de busca, aceso, organização, apropriação, uso e preservação da informação digital.

Prof.Dr. Edson Luiz Riccio
FEA_USP