Tecnologias digitais, algoritmos e big data: uma breve revisão

Autores

  • Rosália Maria Silva Oliveira Universidade de São Paulo
  • Rita Nardy Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo propõe apresentar, de forma sucinta, portanto, sempre incompleta, uma revisão preliminar sobre o vasto universo de conceitos, aplicações e desafios relacionados ao estudo e a utilização dos big data e dos algoritmos. Por meio de pesquisa bibliográfica exploratória inicial e de exemplificação buscamos contribuir com o debate sobre tais temas na perspectiva da comunicação e das humanidades, no contexto digital. O recorte aqui apresentado, pretende somar esforços para o entendimento de como os avanços tecnológicos estão reconfigurando nosso modo de habitar em sociedade e redefinindo modelos e parâmetros no campo da comunicação.

Biografia do Autor

Rosália Maria Silva Oliveira, Universidade de São Paulo

Comunicóloga, pós-graduada em Mídia, Informação e Cultura (USP). Tem formação em Análise de Retorno sob o Investimento em Marketing e Comunicação (USP) e Planejamento, Comunicação e Estudo de Mídia (ESPM). Atualmente é pesquisadora e mestranda na linha de pesquisa de Organização do Conhecimento no Departamento de Informação e Cultura (ECA). E no mercado, atua consultora em planejamento e gestão de conteúdo em mídias sociais.

Rita Nardy, Universidade de São Paulo

Bióloga e Jornalista, é mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar). Tem formação em “Enterprise Live: Leading in the Midst of Complexity”, na Schumacher College (Reino Unido). Sócia e consultora da Società, é pesquisadora e doutoranda da linha de pesquisa Redes digitais e sustentabilidade, do Centro de Pesquisas internacional Atopos (ECA USP) e conselheira da ponteAponte. ORCID 0000-0003-0478-3674e

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Seção de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento