A Andragogia e a Tecnologia da Informação

Autores

  • Juliana Gomes Pereira Universidade Vila Velha

Resumo

Este trabalho propõe apresentar o que vem a ser a Andragogia. Trata-se de uma ciência, atualmente pouco utilizada, mas que pode contrribuir grandemente com o desenvolvimento de qualquer outra ciência, como exemplo será apresentado as técnicas de Andragogia aplicado ao caso das empresas que precisam de proteger seus dados, apresentando o que são informações e a importância de proteger as mesmas. Trata-se de um método novo que pode ser aplicado aos programas de Compliance. Comprovando que é possível desenhar novos caminhos (Legal Design) para se chegar a um objetivo de forma mais rápida, mais efetive e principalemente mais segura, isso tudo mediante a tecnologia da informação.

Com isso, propõe-se responder a seguinte indagação: A Andragogia é ciência eficiente para ensinar adultos sobre a segurança da informação?

As referência metodológica utilizada foi a de Jackes Teixeira de Oliveira (2017) que publicou uma tese de Mestrado, que fala sobre a aplicação da andragogia na educação a distância pelos profissionais de treinamento e educação corporativa. Tal tese foi para obter título de Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação, na Universidade Católica de Brasília - Unb.

A hipóteses é que sim, a Andragogia é ciência altamente eficiente para ser aplicada ao meio corporativo e educacional em setores onde a Tecnologia da Informação se faz presente.

Biografia do Autor

Juliana Gomes Pereira, Universidade Vila Velha

Graduada em Direito pela Universidade Vila Velha e pós graduanda em Fashion Law e Segurança da Informação. Atualmente consultora de gestão em Compliance.

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Seção de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento