Tomada de decisão com base em informações meteorológicas

Autores

  • Hikari Viviane Yamamoto Fukuda Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo

Resumo

Meteorologia é a ciência que estuda os objetos suspensos no ar. Chuvas, tempestades, raios, tornados e furacões são alguns dos fenômenos observados. Dessa maneira, é perceptível que esses eventos podem influenciar o cotidiano das pessoas, assim, em situações meteorológicas distintas, as ações podem ser alteradas.

Em vista disso, neste estudo, objetivou-se determinar como alguns episódios do tempo, o tempo da meteorologia, influenciam as tomadas de decisão, os aspectos destacados foram: o da locomoção para lugares abertos ou fechados, as cores de roupas vestidas e o uso de guarda-chuva ou capa de chuva.

Foi feito o uso de um questionário disseminado, principalmente, por redes sociais e no âmbito da Universidade de São Paulo, com isso, aplicou-se uma pesquisa descritivo-exploratória com dados quantitativos. Assim, foi evidente que a meteorologia afeta as ações das pessoas. Em cenários com a previsão do tempo indicando tempestades, chuva, raios ou neve/geada, a tendência era a escolha de ambientes fechados. Sendo notado o uso de guarda-chuva ou capa de chuva também quando o prognóstico demonstrava tempestades ou chuva e roupas claras para tempo quente. Em outros eventos, não foi tão claro a escolha de um ambiente ou comportamento específico.

Dado que as informações meteorológicas são relevantes no contexto social e econômico, poder-se-ia realizar mais pesquisas deste Usuário, assim como identificar como transmitir essas informações de maneira mais efetiva, tendo em vista a falta de credibilidade nas previsões do tempo apresentadas ao longo dos dias.

Biografia do Autor

Hikari Viviane Yamamoto Fukuda, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo

Graduanda do Curso de Meteorologia no Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Bolsista CNPq Iniciação Científica sob orientação da Profa. Dra. Rachel Ifanger Albrecht. Projeto: “Atividade de descargas elétricas sobre grandes corpos de água nos trópicos”.

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Seção de Estudos de Usuário da Informação - uX User Experience