FANSUBS & SCANLATIONS: Os Robin Hoods pós-modernos na cultura midiática leste-asiática

Autores

  • Milene Lee Universidade de São Paulo

Resumo

Este estudo visa realizar uma análise sobre o consumo emergente de mangás e animes feito pelos brasileiros. Para a realização deste artigo, uma pesquisa exploratória foi feita, contando com a participação de 89 pessoas que demonstraram suas opiniões sobre o consumo e as plataformas que atualmente distribuem tais obras em nosso país. Com a coleta e a reflexão realizada, foi notado a problemática em relação à legalização da distribuição das obras em um país caracterizado por possuir atrasos, e uma longa história norteada pela distribuição ilegal destas obras. Tais problemas, ocorreram devido ao longo período em que era notório a falta dos serviços de traduções oficiais, com a maior delas, geralmente, sendo feita por fãs. Por último, o artigo apresenta um panorama geral sobre os resultados obtidos a partir da coleta do questionário proposto. Devido ao fato de que o assunto tratado são elementos midiáticos, o estudo apresenta uma análise com o objetivo de evidenciar como se é dado o consumo, as motivações do usuário e suas preferências básicas, visando despertar a curiosidade em qualquer um que tenha interesse em compreender como é o consumo de tais obras atualmente, e como tende a ser, ao longo dos próximos anos.

Biografia do Autor

Milene Lee, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes (ECA) - Departamento de Informação e Cultura (CBD)

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Seção de Estudos de Usuário da Informação - uX User Experience