Bibliotecas escolares: como, por que e para quem?

Autores

  • Henrique Rodrigues Pena Universidade de São Paulo

Resumo

As bibliotecas escolares devem ser espaço de difusão cultural. Devem servir aos ideais de seus utilizadores, no caso, os estudantes. Os estudantes, realizando a apropriação cultural dos espaços da biblioteca, tornam-se os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, significando e construindo seus percursos estudantis, sob a orientação do profissional bibliotecário que atua como um mediador cultural. Para tanto, as bibliotecas devem estar constituídas e organizadas de forma a facilitar a organização e recuperação da informação. Para tanto, utilizam-se as linguagens documentárias para a representação descritiva e a classificação temática. Para a representação descritiva, elenca-se o uso do AACR2 e para a representação temática, o uso do CDD. Por fim, trabalha-se com uma pesquisa de campo que, a despeito da utilização de um pequeno corpus, identificam-se os principais usos de bibliotecas por estudantes e os motivos do não-uso. A falta de profissionais na biblioteca é elencada como uma das causas da não utilização. A utilização da internet como fonte principal e, para os estudantes, mais confiável de pesquisa traz uma reflexão sobre o trabalho do profissional bibliotecário e seu futuro enquanto mediador cultural. Por fim, apresentam-se sugestões sobre a representação descritiva e a classificação temática em bibliotecas escolares, proporcionando aos estudantes uma utilização mais assertiva do espaço da biblioteca.

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Seção de Estudos de Usuário da Informação - uX User Experience