Bibliotecas escolares: como, por que e para quem?
Resumo
As bibliotecas escolares devem ser espaço de difusão cultural. Devem servir aos ideais de seus utilizadores, no caso, os estudantes. Os estudantes, realizando a apropriação cultural dos espaços da biblioteca, tornam-se os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, significando e construindo seus percursos estudantis, sob a orientação do profissional bibliotecário que atua como um mediador cultural. Para tanto, as bibliotecas devem estar constituídas e organizadas de forma a facilitar a organização e recuperação da informação. Para tanto, utilizam-se as linguagens documentárias para a representação descritiva e a classificação temática. Para a representação descritiva, elenca-se o uso do AACR2 e para a representação temática, o uso do CDD. Por fim, trabalha-se com uma pesquisa de campo que, a despeito da utilização de um pequeno corpus, identificam-se os principais usos de bibliotecas por estudantes e os motivos do não-uso. A falta de profissionais na biblioteca é elencada como uma das causas da não utilização. A utilização da internet como fonte principal e, para os estudantes, mais confiável de pesquisa traz uma reflexão sobre o trabalho do profissional bibliotecário e seu futuro enquanto mediador cultural. Por fim, apresentam-se sugestões sobre a representação descritiva e a classificação temática em bibliotecas escolares, proporcionando aos estudantes uma utilização mais assertiva do espaço da biblioteca.