Atuação de bibliotecas escolares da cidade de São Paulo na pandemia do Covid-19

Autores

  • Fernanda Barbosa Lima Universidade de São Paulo
  • Giovana Pereira Batista Universidade de São Paulo
  • Mirna Neit Félix Universidade de São Paulo

Resumo

A ocorrência da pandemia da COVID-19 se firmou como um dos grandes acontecimentos do nosso século. Tivemos que nos adaptar ao novo cenário e às consequências sociais, políticas e econômicas ocorridas em nossa sociedade. Com a obrigatoriedade do distanciamento social, profissionais de diversas áreas precisaram se submeter ao trabalho remoto e com os bibliotecários não foi diferente. Apesar das dificuldades, as bibliotecas escolares, objeto de nosso estudo, ofereceram serviços online para atender às necessidades informacionais de seu público. Neste artigo, procuramos compreender quais atividades foram oferecidas por bibliotecários e bibliotecárias de instituições de ensino de São Paulo durante este período, e quais foram as bases técnicas seguidas por estes profissionais para orientar seus trabalhos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando o método exploratório e descritivo e apoiando-se em pesquisa bibliográfica. Como conclusão, evidencia-se a desigualdade de acesso entre instituições públicas e privadas, as restrições de atuação do período e os receios em relação à possibilidade de contaminação pelo vírus na atuação presencial.

Biografia do Autor

Fernanda Barbosa Lima, Universidade de São Paulo

Graduada em Filosofia pela FFLCH/USP e graduanda em Biblioteconomia pela ECA/USP

Giovana Pereira Batista, Universidade de São Paulo

Licenciada em História pela FCL/UNESP e graduanda em Biblioteconomia pela ECA/USP

Mirna Neit Félix, Universidade de São Paulo

Licenciada em Música e graduanda em Biblioteconomia pela ECA/USP.

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Seção de Estudos de Usuário da Informação - uX User Experience