Atuação de bibliotecas escolares da cidade de São Paulo na pandemia do Covid-19
Resumo
A ocorrência da pandemia da COVID-19 se firmou como um dos grandes acontecimentos do nosso século. Tivemos que nos adaptar ao novo cenário e às consequências sociais, políticas e econômicas ocorridas em nossa sociedade. Com a obrigatoriedade do distanciamento social, profissionais de diversas áreas precisaram se submeter ao trabalho remoto e com os bibliotecários não foi diferente. Apesar das dificuldades, as bibliotecas escolares, objeto de nosso estudo, ofereceram serviços online para atender às necessidades informacionais de seu público. Neste artigo, procuramos compreender quais atividades foram oferecidas por bibliotecários e bibliotecárias de instituições de ensino de São Paulo durante este período, e quais foram as bases técnicas seguidas por estes profissionais para orientar seus trabalhos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando o método exploratório e descritivo e apoiando-se em pesquisa bibliográfica. Como conclusão, evidencia-se a desigualdade de acesso entre instituições públicas e privadas, as restrições de atuação do período e os receios em relação à possibilidade de contaminação pelo vírus na atuação presencial.