Estudo de usuários de clubes de leitura: as experiências online

Autores

  • Henrique Kujawski Ramos Coleone Universidade de São Paulo
  • Marina Haussauer Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Clubes de Leitura, Bibliotecas, Mediação, Pandemia, Encontros virtuais

Resumo

Realizou-se um estudo de usuário a fim de captarmos opiniões e sugestões sobre clubes de leitura da Biblioteca Mário de Andrade, localizada na cidade de São Paulo. Com a pandemia de COVID-19 as instituições culturais tiveram que se reorganizar, passando a oferecer seus serviços e eventos através de plataformas online. Os clubes de leitura migraram para o virtual, e procuramos entender, com a aplicação de um questionário, as impressões dos participantes, principalmente quanto a essa mudança na modalidade dos encontros e se com isso houve mais adeptos, melhores práticas e influências nos hábitos de leitura. O papel dos mediadores, nesse estudo, é considerado fundamental, pois estes são os responsáveis por conectar ideias e opiniões distintas, enriquecendo ainda mais as discussões. Para melhor percepção do tema e observação da dinâmica dos grupos, participamos também de 1 encontro de 4 dos 5 clubes de leitura da Biblioteca Mário de Andrade, atualmente em formato online. Conclui-se, após análise das respostas, que houve aumento expressivo no número de participantes durante a pandemia, uma preferência pelo formato online desses encontros e um relevante desejo pela implantação de encontros em formatos híbridos (presencial e virtual). Constata-se também que esses encontros motivam as pessoas a manterem seus hábitos de leitor e que o debate influencia muito nas suas percepções sobre as obras literárias. 

Biografia do Autor

Henrique Kujawski Ramos Coleone, Universidade de São Paulo

Departamento de Informação e Cultura. Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo             

Marina Haussauer, Universidade de São Paulo

Departamento de Informação e Cultura. Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo 

Publicado

2022-04-08

Edição

Seção

Seção de UX - User Experience e Arquitetura da Informação

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.