Avaliação dos metassaberes informacionais dos estudantes do Colégio Santa Amália - Unidade Saúde
Palavras-chave:
Metassaberes Informacionais, Busca Bibliográfica, Competências Informacionais, Biblioteca EscolarResumo
Introdução: Realiza-se uma revisão de conceitos para o embasamento teórico da pesquisa, como das Competências Informacionais, definido por Viana e Pieruccini. Discute-se o papel da escola e da biblioteca escolar na alfabetização informacional dos estudantes, apresentam-se as características da comunidade pesquisada: destaque para existência de um clube do livro, e a indicação do Ensino Fundamental 1 como o maior público da biblioteca.
Método: Explora-se o referencial teórico da metodologia utilizada, apoiando-se principalmente em obras de Baptista e Cunha, para o amparo na concepção e aplicação de um questionário contendo seis perguntas e uma breve introdução do pesquisador. Questionário redigido com linguagem simples e com terminologias de fácil acesso ao público em idade escolar, buscou explorar o processo de busca e compreensão das competências informacionais dos alunos.
Análise: Realizada análise quantitativa das 154 respostas recebidas, utilizando-se de representações gráficas para elucidar os dados. Também se aproveitou da tabulação digital dos dados para criar grupos de respondentes e observar certos perfis de alunos, como um segmento que diz nem saber identificar como seleciona uma obra na biblioteca, nem pedir ajuda a um funcionário.
Resultados: Foi possível verificar uma relação proporcional entre frequência de visita à biblioteca e a tendência a conseguir identificar o próprio processo de escolha de um título. Em razão da aplicação virtual, o Ensino Fundamental 1 não teve a participação esperada.
Conclusão: Confirmou-se a hipótese de que os participantes do clube do livro teriam melhor percepção dos seus metassaberes informacionais, em relação aos não-participantes. Sugere-se ações futuras baseadas nos resultados.