A experiência das pessoas com deficiência visual com chatbots web
Palavras-chave:
Acessibilidade, Chatbots, Experiência do Usuário, Deficiência visualResumo
O presente artigo trata da acessibilidade em chatbots Web para as pessoas com deficiência visual, com o objetivo de identificar barreiras que impeçam o uso, acesso ou que proporcionem uma má experiência para estes usuários diante deste tipo de interface conversacional. Os chatbots podem ser definidos como serviços ou tipos de programa alimentados por regras ou inteligência artificial, que buscam simular o diálogo de um ser humano através de interações baseadas em texto e/ou voz. O método utilizado para identificar as barreiras de acessibilidade consistiu na execução de um estudo exploratório e qualitativo, baseado em 12 entrevistas com pessoas com deficiência visual de diferentes perfis. Os resultados mostraram que os cegos que tiveram experiências com chatbots enfrentaram uma série de dificuldades e frustrações, porém se sentiram confortáveis ao interagir com um robô ao invés de um ser humano. Concluiu-se que apesar das barreiras encontradas, as pessoas cegas acreditam no potencial inclusivo da tecnologia e que há uma necessidade de aprofundar o tema para projetar interfaces mais acessíveis.