Redes neurais e síntese musical utilizando conjunto de dados sonoros

Autores

  • Gabriel Francisco Lemos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Redes neurais, Aprendizado de Máquinas, Processos Criativos, Curadoria de conjunto de dados, Síntese Sonora

Resumo

O presente artigo propõe um estudo comparativo entre duas estruturas topológicas de Redes Neurais – Recursive Neural Networks (RNN) e WaveNet – aplicadas à síntese sonora e análise de conjunto de dados sonoros. Avaliou-se o estado da arte dessas tecnologias no campo da criação sonora contemporânea, identificando os limites técnicos e possibilidades estéticas para a aplicação desses sistemas em contextos musicais. A relevância da pesquisa na implementação desses modelos no campo da criação sonora e no contexto brasileiro se concentra no estudo crítico da adequação das técnicas de aprendizado de máquina na síntese e nas implicações estéticas para a composição contemporânea. No atual estágio da pesquisa, concluímos que a aplicação desses métodos de síntese se encontra aquém de uma utilização profissional, visto que os sons produzidos possuem alto índice de ruído, apresentam baixa resolução e dificilmente mantém uma coerência composicional no decorrer do tempo das amostras. Ressaltamos também que a implementação desses sistemas no contexto brasileiro é problemática, pois o desenvolvimento desses modelos necessita de acesso a custosos recursos computacionais de alto desempenho. Identificamos, no entanto, que uma alternativa possível para esse problema de acesso às infraestruturas adequadas é a contratação de serviços de processamento via nuvem – ressaltamos, no entanto, que eles são monopolizados por companhias de tecnologia localizadas exclusivamente no Norte Global.

Biografia do Autor

Gabriel Francisco Lemos, Universidade de São Paulo

Gabriel Francisco Lemos (1988, vive e trabalha em São Paulo, Brasil) é compositor, artista multimídia e pesquisador. É graduado em Artes Visuais e Composição, com ênfase em Música Eletroacústica. Possui mestrado em Musicologia e Estética pelo Instituto de Artes-UNESP. Desde 2019, Lemos faz parte do GAIA – Grupo de Arte e Inteligência Artificial, uma parceria com o Center for Artificial Intelligence (C4AI/INOVA-USP). Doutorando pela ECA-USP e o Laboratório de Áudio e Tecnologia Musical (LATM-EACH), Lemos pesquisa a implementação de redes neurais aplicada à síntese sonora no contexto da composição multimídia contemporânea.

Publicado

2022-03-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.