Ferramentas web 2.0 em centro de documentação e informação: modelo de gestão do conhecimento

Autores

  • Francisco Carlos Paletta Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA) https://orcid.org/0000-0002-4112-5198
  • Carla Andrea Ayres
  • Gisele Maria Ruaro Zanchet
  • Thais Fernandes de Morais Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Palavras-chave:

Gestão da informação, Gestão do conhecimento, Portais corporativos, Redes sociais, Web 2.0

Resumo

O trabalho apresenta conceitos sobre Web 2.0, gestão do conhecimento, gestão da informação, portais corporativos, Centro de Documentação e Informação, Biblioteca Virtual, Redes Sociais. Discute de maneira sucinta o surgimento da GC e apresenta ferramentas para sua a implantação. Relata como a GC pode auxiliar as instituições e empresas na organização de suas informações e a importância na tomada de decisões. Descreve o avanço da WEB 2.0 e as facilidades que traz para a sociedade. Mostra que não existem mais fronteiras entre as pessoas e organizações, todos podem participar compartilhar, discutir e gerar conhecimento através das ferramentas que as novas tecnologias oferecem.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)

Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade de São Paulo, Brasil. Departamento de Biblioteconomía y Documentación UC3M, Espanha.

Carla Andrea Ayres

Consultora de Gestão da Informação

Gisele Maria Ruaro Zanchet

Especialista em Gestão do Conhecimento

Publicado

2022-03-27

Edição

Seção

Seção de Gestão da Inovação e Transformação Digital

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.