O bibliotecário na complexidade do mercado de trabalho na economia digital

Autores

  • Angélica Cintra Fermann Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Competências do bibliotecário, Economia digital, Transformação digital, Mercado de trabalho, Carreira, Método

Resumo

Este artigo apresenta reflexões de pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado, que busca compreender a profissão do bibliotecário, a partir de sua formação, competências técnicas e comportamentais, na economia digital, ditada pelas tecnologias emergentes. Tem-se como propósito propiciar à pesquisadora uma maior familiaridade com o problema apontado e construir novas reflexões quanto aos desafios impostos pelo mercado de trabalho ao bibliotecário, cujas habilidades não são exclusivas de sua formação e pode ser incorporado por outras tantas profissões. A pesquisa de natureza exploratória e de caráter qualitativo que utilizará como prática metodológica o método Quadripolar. Como buscar-se-á compreender um cenário futuro, optou-se pelo uso da técnica Delphi, nos pilares: formação e empregabilidade. O último estudará dois eixos: recrutadores ou empresas de recrutamento e empresas que estão passando pela transformação digital ou já nasceram digital. Apresenta-se uma visão de trabalho e suas dimensões e carreiras; seguindo sobre a era digital onde a escolha do profissional, suas competências e habilidades torna-se uma estratégia no modelo de negócio adotado. Neste contexto a informação dialoga preferencialmente com as tecnologias digitais e o futuro do trabalho, que vem sendo amplamente debatido por organizações em todo o mundo. Neste momento ainda não há achados que permitam traçar uma conclusão, mas uma questão é evidente – novas estratégias são importantes à formação do bibliotecário, qualificando-o para o enfrentamento de uma economia digital e é um intento a ser considerado pelas universidades que pretendem trazer a transformação digital para o centro dos debates da Ciência da Informação

Biografia do Autor

Angélica Cintra Fermann, Universidade de São Paulo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na ECA/USP.  Pesquisadora convidada Observatório Mercado de Trabalho (OMT). Membro do Grupo de Pesquisa do PPGCI/OMT. Facilitdora da UNIVESP (USP-UNICAMP-UNESP). Monitora USP/ECA/Biblioteconomia e Documentação na Disciplina Estudos do Usuário. Pós-Graduada em Gestão de Unidades de Informação pela FESPSP e Graduada em Biblioteconomia pela FESPSP. Consultora associada da empresa Indexare – Consultoria em Gestão Organizacional e Desenvolvimento Humanizado. Líder de Projetos de Gestão da Informação e do Conhceimento - física e digital. Mentora de Startups de base tecnológica no Programa Inovativa Brasil. Coach de Carreira (formação de líderes - transição de carreiras - gestão de transição e desenvolvimento). Formada pelo Programa 10.000 Mulheres: Empreendedorismo e Novos Negócios, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Babson College (USA). Practitioner de Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira em Programação Neurolinguística (SBPNL) e Sociedade Latinoamericana de Coach (SLAC). Certificada pela International Association of Coaching (IAC). Certificada para aplicação da Metodologia DISC - Perfil Comportamental.

Publicado

2022-03-27

Edição

Seção

Seção de Gestão da Inovação e Transformação Digital

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.