Informação e conhecimento como agentes de transformação econômica

Autores

  • Laura Regina Wrublak Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Francisco Carlos Paletta Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes
  • Terezinha Elisabeth da Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Sociedade da Informação, Economia da Informação, Tecnologias da Informação e Conhecimento

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a informação, o conhecimento e as Tecnologias da Informação e Comunicação como agentes de transformação econômica no campo das dimensões de estudo da informação: científica, tecnológica, industrial, de mercado, estratégica e social. Nesse sentido, adotou-se a metodologia qualitativa com o levantamento e a seleção da bibliografia aplicando-se a análise de conteúdo, envolvendo a identificação e a descrição de teorias que abordam a informação e o conhecimento como agentes de transformação econômica nas seis dimensões de estudo da informação apresentadas. Como resultado desta análise, concluiu-se que as principais mudanças no setor econômico deram-se a partir da reconfiguração do mercado de trabalho e da relação entre o setor público, privado e a população, tendo a dimensão científica se destacado nesta dinâmica, uma vez que é a principal fonte de geração de conhecimento e de inovações com fortes reflexos sobre a economia, ao dar o suporte necessário para o desenvolvimento das estruturas sociais e econômicas emergentes e atuar com o ensino e a qualificação de recursos humanos, além de estudar e gerar mecanismos eficazes que possibilitam às organizações e a sociedade lidar com tais transformações.

Biografia do Autor

Laura Regina Wrublak, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI, da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2021 - 2023). Graduada em Ciências Econômicas (2019) e Secretariado Executivo (2015) pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro.

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes

Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. Atua nas áreas de Ciência da Informação, Administração Geração e Uso da Informação, Gestão de Dispositivos de Informação, Humanidades Digitais, Curadoria Digital, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Recuperação e Organização da Informação, Gestão do Conhecimento, e Bibliotecas Digitais.

Terezinha Elisabeth da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-doutorado em Ciência da Informação (UFMG, 2010), Doutora em Multimeios (UNICAMP, 2006), Mestre em Ciência da Informação (UFPB, 1992) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG, 1982). Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Docente do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2022-03-27

Edição

Seção

Seção de Gestão da Inovação e Transformação Digital

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.