Preservação das coleção de obras raras e especiais sob a perspectiva do marketing digital

Autores

  • Júlio César Silveira Tauil Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR

Palavras-chave:

Coleções de obras raras e especiais, Marketing digital, Preservação digital

Resumo

Coleções de obras raras e especiais constituem parte da memória coletiva da humanidade, há poucas décadas somente era possível encontrar os registros das obras raras em locais físicos. Recentemente as Unidades de Informação estão paulatinamente digitalizando seus acervos e disponibilizando-os em bibliotecas digitais. Estas medidas, por possibilitar uma maior divulgação, uso e disseminação das coleções, podem provocar positivos impactos na preservação digital, assim como impactar indiretamente em novas formas de representação e organização da informação e do conhecimento, além de também contribuir na preservação do acervo físico. Instituições do escopo das áreas de Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia, no entanto, precisam fomentar a aquisição dos produtos e serviços das coleções de obras raras e especiais, pois o processo de obsolescência dos objetos digitais em ambientes digitais é constante e rápido, isto é, a manutenção do fluxo informacional também pode ser considerada como parte do planejamento que envolve as práticas de preservação. Neste sentido se faz necessário aplicar técnicas, conceitos e metodologias do Marketing Digital como parte de um conjunto de estratégias e ações de preservação digital. Serão mapeadas as principais publicações sobre a temática nas áreas de Ciência da Informação e Marketing, também serão investigadas as principais políticas de preservação digital atreladas ao marketing digital, por fim espera-se aplicar as técnicas das ferramentas de marketing digital numa Unidade de Informação que salvaguarda coleções de obras raras e especiais.

Publicado

2024-04-22

Edição

Seção

Pesquisa em Ciência da Informação