Visão Geral

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação- 2020, tem como principal foco reunir pesquisadores, estudantes e profissionaisda área da Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, e áreas afins, com objetivo de promover a reflexão e o diálogo em torno de temas relevantes para a sociedade da informação: Gestão da Informação e do Conhecimento, Tecnologia e Sistemas de Informação, Biblioteca Digital, Conservação e Preservação de Acervo, Curadoria Digital, Ética da Informação, Humanidades Digitais, Recuperação da Informaçãona Web de Dados, Organização da Informação e do Conhecimento, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas IoT, Cultura Computacional, Mercado de Trabalho do Profissional da Informação.

Entre os principais resultados espera-se promover a discussão sobre os temas centrais do Congresso e contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais, ampliando o interesse pela pesquisa, pelo compartilhamento de informação, e soluções inovadoras no campo da Ciência da Informação.

No Contexto da Ciencia da Informação, os avanços impostos pela tecnologiada informação e das comunicações têm proporcionado transformações significativas nas melhores práticas de gestão, otimizando o processo detomada de decisão e focando nas demandas por busca, acesso, recuperação, apropriação e uso da informação na Era Digital. A gestão e o suporte destes ambientes heterogêneos e complexos, repletos de recursos e dispositivos computacionais, comprovadamente têm se revelado de gestão complexa e fortemente impactado pelo fenômeno do Big Data, pela Ciência de Dados e pela Inteligência Artificial.

Neste contexto torna-se relevante avaliar a complexidade imposta pelas Transformações da Era Digital nos processos de organização e gestão da informação e do conhecimento. A crescente disponibilização das tecnologias e o fluxo cada vez maior e mais rápido do acesso à informação têm desafiado os Profissionais da Informação no entendimento de novas práticas de apropriação e uso da informação na produção de conhecimento e criação de vantagem competitiva organizacional.

Aumentar a produtividade e construir ambientes ágeis que permitam às Organizações responder às demandas da gestão da informação é fator fundamental para a construção de um portfólio adequado de Serviços de Informação que proporcione o entendimento das demandas do Usuário cada vez mais conectado e independente no uso de ferramentas Web no entorno digital.

No âmbito do VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organizaçãoda Informação - TOI, ocorre a sexta edição do SBEI - Simpósio Brasileiro de Ética da Informação, organizado pela Profa. Isa Maria Freire, UFPB e o Prof. Francisco Carlos Paletta, USP.

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação colabora acadêmica e cientificamente com o CIC.DIGITALPORTO Center for Research in Communication Information and Digital Culture Universidade do Porto, com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Laboratório de Tecnologias Intelectuais LTi da UFPB.

Destacamos que o VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação em sua missão apresenta aderência aos objetivos de ensino, pesquisa e extensão universitária nos seguintes eixos temáticos:

  • Ciência de Dados e Inteligência Artificial
  • Internet das Coisas e Cidades Inteligentes
  • Curadoria Digital
  • Informação, Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Humanidades Digitais
  • Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva
  • Organização e Representação da Informação e do Conhecimento
  • Formação e Atuação do Profissional da Informação na Era Digital

Nesta sexta edição o TOI consolida-se como um Fórum permanente na Universidade de São Paulo em promover e estabelecer instrumentos para a reflexão e compreensão de temas induzidos pela rápida transformação tecnológica no ambiente digital e as novas formas de busca, acesso, organização, apropriação, uso e preservação da informação na Era Digital.

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
Escola de Comunicação e Artes
Universidade de São Paulo
Conference Chair  - VI TOI 2020


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .